Crédito tributário: como recuperar de forma segura e aumentar o lucro do seu negócio?

Por conta da complexidade do sistema tributário no país, é comum que diversas empresas se perdem no momento de apurações dos tributos e realiza recolhimento superior do que deveria.

É preciso estar muito atento ao cumprimento das obrigações legais e tributárias. Nesta parte que aparece o crédito tributário. Diversos empresários e empreendedores desconhecem este termo e deixam de recuperar valores importantes.

Um estudo da pesquisa divulgada pela InfoMoney revela que as empresas, em média, recuperam cerca de R$ 700 mil com revisão tributária.

Mas, afinal, o que é o crédito tributário? Quais são os créditos que a sua empresa pode recuperar? Veja todos os conceitos abaixo!

  • O que significa crédito tributário?
  • Como fazer a recuperação tributária?
  • Minha empresa tem direito ao crédito tributário?
  • A extinção do crédito tributário
  • Quando acontece a extinção do crédito tributário?
  • Quais os benefícios do crédito tributário à sua empresa?

O que significa crédito tributário?

É o valor que a sua empresa tem direito em casos de pagamento de tributos feitos a mais ou de maneira indevida, como dissemos no início do texto. Ela é fundamental para otimizar a carga tributária e melhor a saúde financeira da empresa.

Com um processo criterioso é possível identificar os valores passíveis de recuperação dos últimos cinco anos da sua empresa e, assim, dar início à recuperação junto à Receita Federal. Acima deste prazo não é possível a restituição.

O não pagamento do crédito tributário pode gerar sanções, como multas e juros, e outras medidas previstas em lei.

Minha empresa tem direito ao crédito tributário?

A solicitação pode ser feita por empresas que se adequam aos regimes tributários Lucro Real e Lucro Presumido.  Quando há uma cobrança maior ou indevida de alguma obrigação tributária, a empresa pode solicitar a recuperação de crédito.

A exclusão fica por conta das empresas no segmento Simples Nacional, já que elas não possuem obrigações tributários elevadas.

São exemplos de tributos passíveis de recuperação tributária:

  • CSLL
  • PIS/COFINS
  • ICMS
  • IPI
  • ICMS/ST
  • INSS
  • IRPJ

Como fazer a recuperação?

Através de uma revisão fiscal e avaliação dos documentos de um curto período é possível adiantar a possibilidade de valor a ser retomado. O processo de recuperação pode acontecer em duas vias: na administrativa ou na judicial.

A escolha quanto ao caminho que será tomado cabe ao próprio contribuinte, o qual deverá levar em conta fatores como critérios para abertura de solicitações em cada uma delas e o tempo de resolução que elas oferecem.

Você pode ver alguns cases bem famosos de empresas que recuperaram FORTUNAS em créditos tributários. Dá uma olhada!

Quando acontece a prescrição do crédito tributário?

A prescrição do crédito tributário ocorre acima de 5 anos. A extinção também pode ocorrer caso a cobrança seja quitada integralmente ou se há a ocorrência de alguma hipótese prevista em lei que torne o pagamento desnecessário.

Quais os benefícios para a sua empresa?

Recuperação de recursos financeiros significativos para a empresa

A revisão dos valores pagos pode resultar em uma quantia considerável de recursos financeiros para a empresa, que podem ser utilizados para pagamento de dívidas, investimentos ou até mesmo para o crescimento do negócio.

Otimização da carga tributária e aumento da lucratividade

Ao recuperar os valores pagos indevidamente, sua empresa obtém uma redução na carga tributária, aumentando o lucro do seu negócio. Esse benefício pode ser bem significativo, especialmente para empresas que possuem alta carga tributária.

Regularização fiscal que evita sanções por órgãos fiscalizadores

Ao realizar a revisão dos valores pagos indevidamente, sua empresa se coloca em conformidade com as normas fiscais e evita a aplicação de multas e sanções por parte do órgão fiscalizador. Essa regularização é muito importante para a saúde financeira do seu negócio e para a sua reputação no mercado.

 Utilização dos recursos recuperados em investimentos internos

Com a recuperação dos recursos financeiros, a empresa pode ter mais capital disponível para investir no negócio, o que pode contribuir para o crescimento da empresa. Os investimentos podem ser realizados em diversas áreas:  marketing, tecnologia, administrativo entre outras.

 

Precisa de ajuda para identificar se sua empresa possui crédito tributário?

Clique aqui e fale com nossos especialistas!

Leave a Comment

+55 11 94876 5363

Vamos crescer juntos?

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?