Por conta da complexidade do sistema tributário no país, é comum que diversas empresas se perdem no momento de apurações dos tributos e realiza recolhimento superior do que deveria.
É preciso estar muito atento ao cumprimento das obrigações legais e tributárias. Nesta parte que aparece o crédito tributário. Diversos empresários e empreendedores desconhecem este termo e deixam de recuperar valores importantes.
Um estudo da pesquisa divulgada pela InfoMoney revela que as empresas, em média, recuperam cerca de R$ 700 mil com revisão tributária.
Mas, afinal, o que é o crédito tributário? Quais são os créditos que a sua empresa pode recuperar? Veja todos os conceitos abaixo!
- O que significa crédito tributário?
- Como fazer a recuperação tributária?
- Minha empresa tem direito ao crédito tributário?
- A extinção do crédito tributário
- Quando acontece a extinção do crédito tributário?
- Quais os benefícios do crédito tributário à sua empresa?
O que significa crédito tributário?
É o valor que a sua empresa tem direito em casos de pagamento de tributos feitos a mais ou de maneira indevida, como dissemos no início do texto. Ela é fundamental para otimizar a carga tributária e melhor a saúde financeira da empresa.
Com um processo criterioso é possível identificar os valores passíveis de recuperação dos últimos cinco anos da sua empresa e, assim, dar início à recuperação junto à Receita Federal. Acima deste prazo não é possível a restituição.
O não pagamento do crédito tributário pode gerar sanções, como multas e juros, e outras medidas previstas em lei.
Minha empresa tem direito ao crédito tributário?
A solicitação pode ser feita por empresas que se adequam aos regimes tributários Lucro Real e Lucro Presumido. Quando há uma cobrança maior ou indevida de alguma obrigação tributária, a empresa pode solicitar a recuperação de crédito.
A exclusão fica por conta das empresas no segmento Simples Nacional, já que elas não possuem obrigações tributários elevadas.
São exemplos de tributos passíveis de recuperação tributária:
- CSLL
- PIS/COFINS
- ICMS
- IPI
- ICMS/ST
- INSS
- IRPJ
Como fazer a recuperação?
Através de uma revisão fiscal e avaliação dos documentos de um curto período é possível adiantar a possibilidade de valor a ser retomado. O processo de recuperação pode acontecer em duas vias: na administrativa ou na judicial.
A escolha quanto ao caminho que será tomado cabe ao próprio contribuinte, o qual deverá levar em conta fatores como critérios para abertura de solicitações em cada uma delas e o tempo de resolução que elas oferecem.
Você pode ver alguns cases bem famosos de empresas que recuperaram FORTUNAS em créditos tributários. Dá uma olhada!
Ver essa foto no Instagram
Quando acontece a prescrição do crédito tributário?
A prescrição do crédito tributário ocorre acima de 5 anos. A extinção ocorre caso a cobrança seja quitada integralmente ou se há a ocorrência de alguma hipótese prevista em lei que torne o pagamento desnecessário.
Quais os benefícios para a sua empresa?
Recuperação de recursos financeiros significativos para a empresa
A revisão dos valores pagos pode resultar em uma quantia considerável de recursos financeiros para a empresa, que podem ser utilizados para pagamento de dívidas, investimentos ou até mesmo para o crescimento do negócio.
Otimização da carga tributária e aumento da lucratividade
Ao recuperar os valores pagos indevidamente, sua empresa obtém uma redução na carga tributária, aumentando o lucro do seu negócio. Esse benefício pode ser bem significativo, especialmente para empresas que possuem alta carga tributária.
Regularização fiscal que evita sanções por órgãos fiscalizadores
Ao realizar a revisão dos valores pagos indevidamente, sua empresa se coloca em conformidade com as normas fiscais e evita a aplicação de multas e sanções por parte do órgão fiscalizador. Essa regularização é muito importante para a saúde financeira do seu negócio e para a sua reputação no mercado.
Utilização dos recursos recuperados em investimentos internos
Com a recuperação dos recursos financeiros, a empresa pode ter mais capital disponível para investir no negócio, o que pode contribuir para o crescimento da empresa. Os investimentos podem ser realizados em diversas áreas: marketing, tecnologia, administrativo entre outras.
Precisa de ajuda para identificar se sua empresa possui crédito tributário?
Clique aqui e fale com nossos especialistas!